Estudantes da rede municipal de Balneário Camboriú participam do projeto
As alunas dos Centros Educacionais Municipais CAIC Airton Senna da Silva e Tomaz Francisco Garcia, ambos situados no Bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, participaram na quinta-feira (13), de mais uma etapa do Projeto Meninas Cientistas, com visita de Campo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Dígitro Tecnologia, em Florianópolis. O Projeto Meninas Cientistas, que é piloto na Rede Municipal de Balneário Camboriú nas duas unidades de ensino, é da Secretaria da Educação e conta com a parceria do Rotary Club de Balneário Camboriú, Instituto Rogério Rosa e Instituto Federal de Santa Catarina.
O Projeto Meninas Cientistas tem como objetivo promover a iniciação de meninas no universo da tecnologia. A visita das alunas na Dígitro ocorreu em uma edição especial do Programa Portas Abertas, temático ao Dia das Crianças, uma iniciativa de RH que já existe há 12 anos na empresa. De acordo com Carla Fernandes, do departamento de Gestão de Pessoas da empresa, o programa Portas Abertas foi idealizado para receber visitantes para conhecerem as instalações da Dígitro. Por meio desta iniciativa, já recebemos mais de 1000 visitantes, em edições para familiares de colaboradores, estudantes ou moradores da comunidade. Algumas das edições são temáticas, como nesta ocasião.
Durante o roteiro, as estudantes conheceram as dependências e a estrutura organizacional da Dígitro. O Projeto beneficia alunas de 10 a 16 anos, com aulas no contraturno escolar, três vezes na semana – terças, quintas e sextas-feiras – nos períodos matutino e vespertino. Com o objetivo central de passar informações e tirar dúvidas, o Projeto incentiva essas meninas a seguir nas áreas de exatas, que é o campo da ciência dedicado a estudos quantificáveis, como a Física, as diversas Engenharias e a Computação.
Fonte: De Olho na Ilha, Novembro 2022