Blog

Workshop sobre Inteligência e Segurança Pública reúne clientes e lideranças

No mês de outubro, aconteceu a primeira edição do Dígitro Workshop de Inteligência (DWI), que abordou a importância da inovação tecnológica no combate à crescente criminalidade que migra rapidamente para o ambiente digital. O evento reuniu peritos nacionais para discutir temas como Prova Penal Digital e Inteligência na Segurança Pública, além de destacar tecnologias que fortalecem investigações criminais e promover o networking entre os participantes.

Autoridades

  • Dra. Ivana David, Desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo;
  • Del. Gustavo Madeira, Diretor de Inteligência da Polícia Civil de Santa Catarina;
  • Cel. Fábio Lobo, Corregedoria Geral da Polícia Militar do Pará;
  • Comissário Juan Sánchez, Departamento de Inteligência Do Ministério do Interior do Paraguai;
  • Cel Mário Ikeda, Subsecretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

Equipe Dígitro

  • Humberto de Sá Garay;
  • Lucio Cesar Cunha;
  • João Kinast.

Parceiros

  • Kenta;
  • Berkana.

Abertura do Workshop

O evento foi oficialmente inaugurado com palavras de boas-vindas de Humberto Garay e Sandro Remzetti, gerente do time de Customer Success expondo a dinâmica do DWI. Na sequência, o presidente da Dígitro, Milton Espíndola, e o diretor comercial, Octávio Carradore, realizaram uma apresentação institucional da Dígitro. O conceito de Empresa Estratégica de Defesa foi então apresentado por Humberto Garay encerrando a abertura do evento.

Workshop

A primeira palestrante, Dra. Ivana David, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, abordou de maneira detalhada a questão da Cadeia de Custódia e a Forense Digital na constituição da prova penal. Durante sua apresentação, enfatizou a vital importância de seguir estritamente as boas práticas ao lidar com a mineração de dados para a construção da prova criminal. Isso, destacou a palestrante, é fundamental para assegurar a integridade da Cadeia de Custódia e evitar a invalidação da evidência perante o sistema judiciário.

A continuação do evento trouxe as apresentações de Humberto Garay e Lucio Cesar, que revelaram em detalhes o Framework da Qualidade da Prova Penal e da Cadeia de Custódia Digital, executado através da Plataforma Guardião. Com uma demonstração prática e comprovação usando várias ferramentas do sistema, eles destacaram como as provas produzidas por meio desse sistema são estritamente alinhadas com os princípios da Cadeia de Custódia, conformidade com os parâmetros ISO estabelecidos e a legislação vigente no Brasil.

Encerrando as atividades de workshop no primeiro dia, a Berkana, uma parceira da Dígitro, subiu ao palco para exibir seus produtos e soluções voltados para inteligência e contrainteligência, amplamente adotados por várias instituições de segurança pública em nosso país.

O primeiro dia do DWI trouxe discussões fundamentais, abordando temas cruciais, como Cadeia de Custódia, Forense Digital, Qualidade da Prova Penal e Cadeia de Custódia Digital. Incluindo o emprego da Plataforma Guardião em investigações criminais os temas previamente discutidos. O evento foi encerrado com um agradável coquetel, onde os participantes desfrutaram de Chopp de Santa Catarina e pratos do litoral, explorando a rica cultura açoriana.

No início do segundo dia do DWI, o foco se voltou para o Case: Resultados da Plataforma Guardião em Investigações Criminais, com a apresentação do Coronel Fábio Lobo. Ele destacou a importância do uso da Plataforma Guardião nas investigações conduzidas pela Corregedoria da Polícia Militar do Pará, enfatizando o poder da análise de vínculos como uma ferramenta crucial na mineração de dados das interceptações telefônicas.

Na sequência, destaque para o Case: Resultados da Plataforma Guardião na Gestão do Conhecimento em Bases Integradas, com a apresentação do Comissário Juan Sánchez e Nestor Bobadilla, do departamento de inteligência da Polícia Nacional do Paraguai. Eles compartilharam resultados impactantes das investigações, evidenciando a eficiência da Plataforma Guardião convivendo com outros sistemas de informação e visualização de dados. Essa combinação aliada ao compartilhamento seguro de inteligência, proporcionou rápida obtenção de informações críticas sobre os alvos, tanto em investigações naquele país, quanto em colaborações com a INTERPOL.

Após o almoço, a empresa parceira estratégica da Dígitro, Kenta, apresentou seu inovador produto, o Kenta Delegacia, que permite a realização de depoimentos digitais com tecnologia segura de vídeo e voz, garantindo a conformidade com os padrões da Cadeia de Custódia. De forma a agilizar as investigações e simplificar o trabalho de delegados, especialmente quando os mesmos atendem em múltiplas delegacias, eliminando a necessidade de deslocamentos físicos para coletar depoimentos.

Na sequência, o Coronel Mário Ikeda assume o palco para uma palestra impactante sobre o \’Modus Operandi\’ das forças policiais e o enfrentamento à criminalidade organizada. Durante a apresentação, ele compartilha os impressionantes resultados alcançados pela Secretaria de Segurança Pública, destacando a importância da integração de informações de diversas instituições como peça fundamental no apoio às investigações criminais.

No encerramento da tarde do segundo dia e do Workshop Dígitro de Inteligência, Humberto e Lucio destacaram a importância da inovadora integração entre a ferramenta de comunicação e colaboração, Una, e a Plataforma Guardião. Proporcionando agilidade e mobilidade aos analistas e investigadores, permitindo-lhes acesso imediato aos dados e interceptações telefônicas da Plataforma Guardião, com total segurança a partir de qualquer lugar. O grande destaque foi o lançamento do módulo Localizador de Alvos da Plataforma Guardião, apresentado por João Kinast. Este módulo opera em tempo real, fornecendo informações precisas sobre percurso, tempo e posição, incluindo alertas relacionados ao comportamento geográfico do alvo, tudo rigorosamente alinhado com as diretrizes legais, garantindo a integridade da Cadeia de Custódia.

Encerrando o DWI com a empolgação de compartilhar conhecimento e avanços significativos no combate ao crime organizado, prometemos que nas próximas edições continuaremos a oferecer insights valiosos, práticas exemplares, demonstrações impactantes e técnicas de aprimoramento. Não deixe passar a chance de inscrever seu case de sucesso na segurança pública, fazendo uso da Plataforma Guardião. Juntos, continuaremos a fortalecer nossos esforços na busca de um futuro mais seguro.

Acesse o conteúdo do DWI

Achou este conteúdo útil? Compartilhe!

Como posso te ajudar?

Como posso te ajudar?

Chat by Interact, da Dígitro


Fale Conosco

Telefone Matriz

(48) 3281-7000

Atendimento ao Cliente

0300 789 8111

Associações

DÍGITRO TECNOLOGIA – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2024