logo-digitro

Blog

Princípios básicos na excelência do atendimento 

Em um mercado tão competitivo, a excelência do atendimento ao cliente é uma das principais etapas no processo de fidelização. Por isso, estratégias focadas na experiência do cliente podem ajudar você a elevar o sucesso da sua marca.

Empresas que buscam estabelecer relacionamentos com seus clientes devem aplicar alguns princípios fundamentais que levam a excelência no atendimento. A seguir, vamos explorar esses princípios e oferecer exemplos práticos de como aplicá-los no dia a dia da sua empresa.

O que é a excelência do atendimento ao cliente?

Antes de falar sobre os princípios que levam a um atendimento de excelência, é importante esclarecer este conceito. Podemos definir a excelência no atendimento como a garantia da satisfação do cliente, independentemente do motivo que o leve a contatar a empresa. 

Isso envolve cultivar um relacionamento confiável, transparente, eficiente e satisfatório, seja qual for o canal utilizado para o contato. Abaixo, vamos explicar ainda mais a importância da excelência no atendimento.

A importância de realizar um excelente atendimento

É importante investir na qualidade do atendimento ao cliente, pois isso preserva uma imagem positiva junto aos clientes, parceiros e investidores. Ao priorizar seus clientes e demonstrar interesse em resolver seus problemas durante toda a jornada, a sua marca mantém uma boa reputação e ganha mais credibilidade.  

Um excelente atendimento ao cliente também estimula a fidelização. Um cliente fidelizado é mais propenso a realizar novas compras, uma vez que sabe que receberá um suporte eficiente se necessário. Além disso, reforça a reputação da sua marca no mercado, pois, com mais confiança, os clientes se sentem valorizados e ficam mais dispostos ao famoso marketing “boca a boca”, essencial para forjar a credibilidade da marca.

Princípios fundamentais para se alcançar excelência do atendimento

1. Foco no cliente

Para começar, conheça seu cliente e priorize a construção de um relacionamento. Compreenda as suas necessidades e preocupações, demonstre paciência e ofereça a melhor solução que puder. 

Conhecer as expectativas e interesses da pessoa atendida pode construir um banco de dados mais rico. Essas informações vão para a sua equipe de atendimento, possibilitando respostas mais precisas e adequadas aos seus reais problemas.

2. Empatia

Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, e quando falamos de excelência no atendimento, ela é essencial para estabelecer conexões mais profundas e significativas. 

Ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer e nunca menosprezar o problema que está enfrentando é ser empático. Exemplificando, ao lidar com um cliente insatisfeito, demonstrar empatia envolve ouvir atentamente suas preocupações, entender suas frustrações e oferecer soluções alinhadas com suas necessidades.

3. Comunicação clara e efetiva

A comunicação é a base de qualquer relação, e ainda mais essencial para evitar mal-entendidos e construir confiança com os clientes. 

Isso inclui ser conciso, transparente e acessível em todas as interações. Essa é uma estratégia simples, mas eficaz, que pode facilitar conexões de maneira mais precisa. Por exemplo, ao fornecer informações sobre produtos ou serviços, é importante usar uma linguagem simples e direta, evitando uso de palavras técnicas que possam confundir o cliente.

4. Agilidade

Todas as pessoas são clientes em algum nível de alguma marca e, sem dúvidas, a rapidez no atendimento é algo valorizado pela maioria. Em uma pesquisa realizada pela Zendesk CX Trend, cerca de 60% dos entrevistados considera a prontidão na resposta como a principal qualidade de um bom atendimento. 

É importante evitar colocar os clientes em um longo stand-by, seja por telefone, e-mail, chat online ou mídias sociais. Mesmo que não haja uma solução imediata disponível, uma resposta rápida informando que a questão está sendo tratada pode fazer uma grande diferença na percepção do cliente sobre a qualidade do serviço.

5. Personalização

Cada cliente é único, e tratá-los como tal pode fazer toda a diferença na experiência do cliente. Isso envolve não só conhecer suas preferências individuais, mas também adaptar o atendimento de acordo com essas preferências. 

Neste caso, você pode contar com a ajuda de ferramentas de CRM atreladas a tecnologias de inteligência artificial para personalizar a interação com cada cliente. Como exemplo, um chatbot pode coletar dados básicos e um resumo do assunto. Enquanto isso, a AI junto ao chatbot pode analisar o histórico de compras e o comportamento do cliente para oferecer recomendações personalizadas, com base em padrões identificados em suas interações passadas.

6. Atendimento Omnichannel

Que tal implementar uma estratégia omnichannel para melhorar a experiência do cliente? Omnichannel significa oferecer uma gama completa de canais de atendimento integrados, seja ele online e offline (como e-commerce, lojas físicas, redes sociais, etc.). 

Assim, oferecendo um serviço completo, você evita ruídos na comunicação com o cliente, o que pode causar estresse. Implementar essa abordagem eleva a qualidade das interações entre sua marca e o público.

7. Use a tecnologia a seu favor

Ter um sistema organizado e padronizado pode assegurar um atendimento de alta qualidade. Um software de CRM (Customer Relationship Manager) pode ser excelente, pois permite organizar os dados do cliente, a automação de processos e a análise de informações. 

Isso facilita a compreensão dos padrões de comportamento do cliente, suas interações passadas e preferências, fornecendo um histórico abrangente para organizar o atendimento ao cliente.

8. Defina indicadores para medir a satisfação do cliente

Indicadores de desempenho podem ser grandes aliados, pois permitem uma avaliação objetiva do desempenho da equipe, destacando áreas de melhoria e levando a uma evolução contínua. Alguns exemplos são:

TAR (Tempo médio de resposta); monitora a rapidez da equipe em responder às consultas dos clientes. Quando o TAR está baixo, pode indicar agilidade no atendimento;

CSAT (Taxa de satisfação do cliente): avalia a satisfação do cliente com o atendimento. Uma CSAT alta indica um cliente satisfeito;

NPS (Net Promoter Score): avalia a lealdade e satisfação dos clientes com a empresa.

9. Aprendizado contínuo

O mundo dos negócios está em constante evolução, e as empresas que buscam excelência no atendimento devem estar dispostas a aprender e se adaptar continuamente. 

Isso envolve coletar feedback dos clientes, analisar as tendências do mercado e investir na capacitação e motivação da equipe, oferecendo incentivos para boas atitudes. Por exemplo, realizar sessões de treinamento regulares para atualizar as habilidades de atendimento ao cliente pode ajudar a garantir que a equipe esteja preparada para oferecer o melhor serviço possível.

Conclusão

Em resumo, investir na excelência do atendimento ao cliente é essencial para o sucesso da sua empresa. Ao adotar e aplicar os princípios básicos discutidos acima, você pode satisfazer as expectativas dos clientes, construir relacionamentos sólidos e duradouros, fortalecer sua reputação e fidelizar os clientes, possibilitando o crescimento e liderança em seu setor.

Perguntas Frequentes (FAQ)

  • O que é chatbot? Um chatbot é um software que utiliza inteligência artificial, Machine Learning e/ou respostas pré-programadas para simular diálogos com usuários. Eles podem fornecer respostas rápidas e automáticas, prestar assistência aos usuários e ajudar a solucionar dúvidas e realizar tarefas simples. 

Achou este conteúdo útil? Compartilhe!

Fique por dentro

Posts recentes

Como posso te ajudar?

Como posso te ajudar?

Chat by Interact, da Dígitro


Fale Conosco

Telefone Matriz

(48) 3281-7000

Atendimento ao Cliente

0300 789 8111

Associações

DÍGITRO TECNOLOGIA – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2024