Blog

Natal promete 3x mais vendas que Black Friday 2023

A Black Friday 2023 teve o pior resultado da história no Brasil. Mas o Natal está chegando e os lojistas precisam ter mais atenção.

A proximidade do Natal faz com que esse período pós-black friday seja de aceleração. Por isso, é importante que os comerciantes estejam preparados para continuar a maratona de atendimento ao cliente e vendas até depois do Natal. E alguns números reiteram essa importância.

De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o faturamento da Black Friday no Brasil em 2023 foi de R$ 6,1 bilhões. Esse valor é 23% menor do que o registrado em 2022. Além desta queda, o Natal continua a data mais importante para o comércio brasileiro. Nos últimos seis anos, o faturamento do Natal foi três vezes superior ao da Black Friday.

Isso significa que os lojistas não podem perder tempo com esse período de \’ressaca\’ da Black Friday. Eles precisam se preparar para atender a alta demanda dos consumidores que estão em busca de presentes para o Natal. Para isso, é importante que os comerciantes:

  • Mantenham seus estoques atualizados com produtos populares para o Natal;
  • Ofereçam condições de pagamento flexíveis para os clientes;
  • Invistam em marketing e divulgação para atrair mais clientes;
  • Ofereçam um bom atendimento ao cliente para fidelizar os consumidores.

Os lojistas que estiverem preparados para atender à demanda do Natal terão um desempenho melhor em suas vendas. Por isso, é importante que eles comecem a se preparar já. De acordo com  os dados da CNC, 40% dos consumidores brasileiros já começaram as compras dos presentes de Natal em 2023.

Produtos mais procurados para o Natal em 2023

  • Eletrônicos (celulares, TVs, computadores);
  • Roupas e acessórios;
  • Brinquedos;
  • Livros;
  • Cosméticos e perfumes.

Principais tendências de consumo para o Natal em 2023

  • Busca por produtos sustentáveis;
  • Preferência por produtos personalizados;
  • Busca por experiências de compra.

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 62% dos consumidores brasileiros pretendem comprar presentes de Natal pela internet em 2023. A pesquisa aponta ainda que 70% dos consumidores brasileiros fazem contato com as lojas antes de tomar a decisão de compra. Os principais canais de contato são pesquisa online, redes sociais e SAC.

Esses dados mostram que os lojistas precisam estar preparados para atender à demanda dos consumidores tanto nos canais físicos quanto nos digitais. É importante que as lojas ofereçam uma experiência de compra completa, que permita ao consumidor comprar de qualquer lugar, a qualquer momento e de forma ágil e prática. Conheça a solução de contact center da Dígitro e transforme seu atendimento ao cliente ainda em 2023. Clique na imagem para saber mais.

Achou este conteúdo útil? Compartilhe!

Como posso te ajudar?

Como posso te ajudar?

Chat by Interact, da Dígitro


Fale Conosco

Telefone Matriz

(48) 3281-7000

Atendimento ao Cliente

0300 789 8111

Associações

DÍGITRO TECNOLOGIA – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2024