logo-digitro

Blog

5 formas de usar IA jurídica no dia a dia do setor

A inovação tecnológica conhecida como Inteligência Artificial se consolidou em diversos setores ao redor do mundo, transformando profundamente a maneira como as organizações operam. Desde então, é muito usada na área jurídica para facilitar rotinas de trabalho, seja em escritórios de advocacia, departamentos jurídicos corporativos e no próprio sistema judiciário.

A Inteligência Artificial projetada para a área jurídica tem a capacidade de operar com inúmeros dados ao mesmo tempo, de destacar padrões e de automatizar processos. Neste artigo, abordaremos as diversas formas com que ela vem sendo explorada no setor.

Na prática, a aplicação de soluções de IA não só melhora a precisão e a velocidade na prestação de serviços, mas também amplia o acesso a informações e recursos legais, além de outras vantagens.

Vamos entender melhor como adotar esse tipo de tecnologia pode ser benéfico para os profissionais jurídicos, além de sugestões de ferramentas para usar no dia a dia. Confira!

Por que o setor jurídico precisa de IA?

No setor jurídico, a demanda de horas em tarefas manuais, como revisão de contratos, organização de documentos, análise de jurisprudência, entre outras, é alta.

E essa abundância de informações, muitas vezes desorganizadas, pode gerar outro problema: a dificuldade em extrair informações rápidas em um contexto de rotinas gerais.

Esse volume massivo de informações pode causar imprecisões e inconsistências caso sejam analisadas e documentadas de forma errada. Erros podem originar mal-entendidos, custos adicionais e até mesmo problemas legais.

A Inteligência Artificial na área jurídica pode ajudar nas atividades do dia a dia, principalmente aquelas que envolvem uma alta demanda de dados. É o que você entenderá mais adiante.

Benefícios da IA no setor jurídico

Por ser capaz de gerenciar dados com mais precisão e rapidez que uma pessoa, a adoção de uma IA para o setor jurídico traz muitos pontos positivos. Vamos conhecer os principais.

Precisão e rapidez

Esqueça as tarefas repetitivas e morosas, como revisão de documentos, geração de relatórios, etc. A inteligência artificial cuida de todas essas questões e libera o tempo valioso para os profissionais jurídicos focarem na resolução de outros problemas, como audiências. 

Vale ressaltar que se deve sempre fazer uma revisão final em qualquer trabalho gerado por IAs. Mesmo sendo ágeis e cada dia mais confiáveis, a decisão final sobre documentos importantes sempre será do humano, e não da máquina. Desta forma, avalie tudo que for gerado por Inteligência Artificial antes de utilizar.

Redução de erros humanos e omissões

Os documentos jurídicos são mais precisos e confiáveis, pois a IA pode detectar inconsistências e potenciais riscos legais, antes mesmo que causem problemas. Assim, minimiza o risco de falhas humanas e os custos associados.

Análise profunda e “insightful”

Por meio da identificação de tendências, padrões e oportunidades que passariam despercebidos por humanos, é possível desenvolver estratégias mais eficazes e tomar decisões mais bem informadas.

Uma análise aprofundada, impulsionada pela Inteligência Artificial, é capaz de proporcionar insights, ou seja, novos pontos de vista que poderiam não ser identificados em análises humanas.

Como a Inteligência Artificial vem sendo usada no setor jurídico

A IA jurídica está se tornando uma ferramenta integrante nas rotinas de trabalho dos profissionais de advocacia, por exemplo, trazendo inovações que transformam a forma como os profissionais do Direito pesquisam, analisam, preveem e executam seus trabalhos.

Conheça algumas aplicações de IA na área.

1. Pesquisa e análise jurídica

Tradicionalmente, pesquisar e analisar qualquer documento requer horas de busca em bancos de dados e arquivos físicos para encontrar jurisprudências, doutrinas e legislações relevantes. 

Com as opções de IA jurídica, como Ross Intelligence e LexisNexis, os algoritmos avançados são usados para apontar casos relevantes rapidamente. 

2. Automação de tarefas repetitivas

Sabia que é possível automatizar a revisão de documentos, destacando cláusulas inconsistentes? A inteligência artificial jurídica permite essa facilitação no dia a dia.

Adicionalmente, existem sistemas IA que gerenciam cronogramas, prazos processuais e a organização de arquivos para os advogados se concentrarem em outras atividades.

3. Análise preditiva

Ferramentas como Lex Machina analisam dados de casos anteriores para prever resultados prováveis em litígios, auxiliando na elaboração de estratégias.

Basicamente, a IA pode avaliar a probabilidade de sucesso ou fracasso em ações judiciais, permitindo que os clientes e advogados tomem decisões mais informadas e calibradas quanto ao risco envolvido.

4. Geração de contratos e documentos legais

A criação de contratos legais também é facilitada com o uso de tecnologia. Soluções como a do LegalZoom permitem a geração de contratos personalizados, adaptando-os às necessidades específicas de cada cliente de forma rápida e eficiente.

É possível até fazer revisões de contratos, listando termos desfavoráveis e sugerindo modificações para garantir que os documentos atendam aos interesses dos clientes.

5. Transcrição inteligente 

A transcrição inteligente é o uso de IA para converter gravações de áudio e vídeo em texto de forma automática e ainda para a língua que quiser. No contexto jurídico, essa possibilidade é particularmente útil para transcrever depoimentos, audiências, reuniões e entrevistas.

São usados algoritmos avançados para reconhecer fala e diferenciar entre vozes, o que aumenta a precisão das transcrições. E também permite processar um grande volume de áudios em um curto espaço de tempo, muito mais rápido do que uma transcrição manual.

A Retextoar, e Retextoar API, da Dígitro é uma ferramenta que usa IA para transcrever conteúdos previamente gravados, transformando seus áudios em texto de maneira rápida e segura. Especialmente desenvolvido para atender às demandas de empresas que precisam coletar e analisar um volume grande de gravações e de forma sigilosa.

Vale a pena experimentar a solução para obter transcrições mais precisas, mesmo em ambientes barulhentos ou com gravações de baixa qualidade.

Como usar o Retextoar?

Não é difícil usar nossa ferramenta IA para jurídico. Veja:

  1. Faça login com sua conta do Google ou Facebook, ou crie um usuário em https://app.retextoar.com.br/#/login;
  2. Realize o upload do seu arquivo a ser transcrito;
  3. Em instantes, a transcrição automática é finalizada;
  4. Edite a transcrição se houver necessidade e faça o download do conteúdo, exportando o resultado nos formatos ODT, PDF, WAV, MP3, AAC, MP4 E STR.

E se quiser usar o Retextoar API, você precisa seguir dois passos:

  1. Gerar o token no nosso site;
  2. Integrar o seu software com o API.

Conclusão

As inovações tecnológicas, como a IA jurídica, estão transformando o trabalho diário, proporcionando maior eficiência e precisão com suas várias formas de aplicação. As ferramentas certas não só otimizam processos, mas também elevam a qualidade dos serviços prestados.

Se você deseja experimentar os benefícios da tecnologia de ponta aplicada ao setor jurídico, convidamos você a conhecer a Retextoar. Aproveite agora 10 minutos de teste grátis e descubra como nossa solução pode ajudar você na transcrição de áudios e vídeos jurídicos.

Perguntas Frequentes

  • O que é Inteligência Artificial na advocacia? A utilização da IA na advocacia contribui com a otimização do trabalho dos advogados. O conceito de IA trabalha com a programação de máquinas capazes de aprender conforme os dados inseridos e alimentados nelas. Desse trabalho, surgem sistemas que podem ser usados em seu escritório.
  • Cite exemplos de utilização da IA no Judiciário? São exemplos de aplicação da IA no judiciário: investigação de fraudes, análises preditivas e tomadas de decisão, reconhecimento de padrões, prevenção de crimes, análises de riscos e muito mais.
  • Qual a melhor IA para jurídico? A melhor IA para o setor jurídico é aquela que atende às suas necessidades diárias, resolvendo problemas e trazendo soluções rápidas.

Achou este conteúdo útil? Compartilhe!

Fique por dentro

Posts recentes

Como posso te ajudar?

Como posso te ajudar?

Chat by Interact, da Dígitro


Fale Conosco

Telefone Matriz

(48) 3281-7000

Atendimento ao Cliente

0300 789 8111

Associações

DÍGITRO TECNOLOGIA – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2024