Em ação conjunta com o Departamento de Inteligência da PMPA, a Corregedora-Geral da Polícia Militar do Estado do Pará e a Academia Dígitro Tecnologia, participou do I Simpósio Acadêmico de Inteligência, que ocorreu no dia 7 de março de 2023 na cidade de Belém do Pará abordando o tema: “Inteligência e Investigação Criminal: Co-criando conhecimento para a Segurança Pública”.
O evento foi realizado no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Estado do Pará – IESP (http://iesp.pa.gov.br/) e contou com a presença do corpo de Cadetes da Academia de Polícia Militar da PMPA e diversas autoridades das agências do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) instituído pela Lei 9.883, de 7 de dezembro 1999. Após o seminário foram desenvolvidas Oficinas de Extração de Dados para a Conversão em Conhecimento cujo objetivo foi de esclarecer aos participantes o framework de tarefas e procedimentos forenses necessários para o tratamento de dados provenientes dos grandes provedores como a Google, Apple e WhatsApp e o seu uso na investigação criminal e na inteligência de Segurança Pública.
Ao Comando da Instituição, a Corregedoria-Geral, ao Centro de Inteligência, a APM-PA e aos demais integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência – SISBIN, os agradecimentos da Academia Dígitro pela presença, cooperação e pela parceria no desenvolvimento do sistema de inteligência de segurança pública e desenvolvimento de produtos tecnológicos e metodologias para produção de inteligência.
O evento é promovido pela chefia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O assessor de Inteligência Estratégica da Dígitro, Humberto de Sá Garay, fará uma palestra dentro do painel ‘Ferramentas Tecnológicas Úteis à Investigação Policial’ sobre o Data Commons e o seu impacto na inteligência e a forense digital. O painel contará com outras empresas de tecnologia que atuam no mercado de segurança pública.
A Dígitro é líder nacional em tecnologias voltadas para a área de Segurança Pública, com foco em Defesa e Inteligência. Como Empresa Estratégica de Defesa (EED) certificada pelo Ministério da Defesa, atende requisitos obrigatórios com certificação que assegura a soberania nacional e atuação para desenvolver soluções para a Segurança Pública e Defesa do país.